Apesar da alta na produção, crescimento das vendas externas foi ainda mais expressivo nos primeiros meses do ano
Pesquisadores do Cepea destacam que, embora a produção brasileira de carne bovina continue em expansão, o ritmo de crescimento das exportações tem sido ainda mais intenso.
Dados do IBGE indicam que, no primeiro trimestre deste ano, a produção teve aumento de 2,73% em relação ao mesmo período de 2024. Já as exportações brasileiras de carne bovina cresceram quase 12% no mesmo comparativo, conforme informações da Secex. No total, o IBGE aponta que foram produzidas 64,925 mil toneladas a mais de carne em relação aos três primeiros meses do ano passado.
Em contrapartida, as vendas externas aumentaram em 70,972 mil toneladas, segundo a Secex. Levantamentos do Cepea já apontavam esse cenário por meio dos preços, tanto do boi quanto da carne.
O Indicador do Boi Gordo CEPEA/ESALQ (referente ao estado de São Paulo) ficou 22% acima, em termos reais (considerando deflação pelo IGP-DI), do registrado no primeiro trimestre de 2024. No mesmo período, a carcaça casada bovina vendida no atacado da Grande São Paulo apresentou valorização de 23,8%.