Exportações de carne bovina avançam mais que a produção no 1º trimestre
Apesar da alta na produção, crescimento das vendas externas foi ainda mais expressivo nos primeiros meses do ano

Produção cresce, mas exportações de carne bovina têm avanço ainda maior no início do ano. Foto: Canva

Pesquisadores do Cepea destacam que, embora a produção brasileira de carne bovina continue em expansão, o ritmo de crescimento das exportações tem sido ainda mais intenso.
Dados do IBGE indicam que, no primeiro trimestre deste ano, a produção teve aumento de 2,73% em relação ao mesmo período de 2024. Já as exportações brasileiras de carne bovina cresceram quase 12% no mesmo comparativo, conforme informações da Secex. No total, o IBGE aponta que foram produzidas 64,925 mil toneladas a mais de carne em relação aos três primeiros meses do ano passado.
Em contrapartida, as vendas externas aumentaram em 70,972 mil toneladas, segundo a Secex. Levantamentos do Cepea já apontavam esse cenário por meio dos preços, tanto do boi quanto da carne.
O Indicador do Boi Gordo CEPEA/ESALQ (referente ao estado de São Paulo) ficou 22% acima, em termos reais (considerando deflação pelo IGP-DI), do registrado no primeiro trimestre de 2024. No mesmo período, a carcaça casada bovina vendida no atacado da Grande São Paulo apresentou valorização de 23,8%.
