Exportações de carne bovina do Brasil batem recorde em julho, com 310,2 mil toneladas embarcadas e R$ 9,2 bilhões em receita
As exportações brasileiras de carne bovina atingiram um novo recorde em julho. A Secex confirmou os dados nesta quarta-feira (6), data em que entrou em vigor a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao produto brasileiro. Apesar da medida, o setor manteve seu ritmo de crescimento.
Segundo pesquisadores do Cepea, o Brasil embarcou 310,2 mil toneladas de carne bovina (in natura e processada). Isso representa um aumento de 15,3% em relação a junho e 4% acima do recorde anterior, registrado em outubro de 2024.
Além disso, a receita das exportações também alcançou um patamar histórico: R$ 9,2 bilhões. Para os EUA, o volume enviado foi praticamente o mesmo de junho: 18.235 toneladas. No entanto, a participação norte-americana caiu de 6,8% para 5,9% no total exportado.
Por outro lado, a China ampliou sua presença. As compras cresceram 14,8% (ou 23.952 toneladas) em apenas um mês. Com isso, o país passou a responder por 51,1% das exportações brasileiras de carne bovina.
Além dos chineses, outros destinos também aumentaram suas aquisições. De acordo com o Cepea, o setor reagiu com agilidade à nova tarifa norte-americana. As empresas intensificaram os embarques a outros mercados e estudam transferir parte da relação comercial com os EUA para filiais localizadas em países não afetados pela medida.