Rio Paraguai tem pior nível de agua em sete anos

Embarques seguem proibidos em porto de Mato Grosso do Sul

Publicado em 27/02/2024

O rio Paraguai registra, nesta semana, o menor nível em sete anos para fevereiro, segundo dados da Marinha, com marca de 0,68 centímetros em Ladário e de 2,12 metros em Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. A situação compromete a navegabilidade, afetando diretamente o transporte de soja e de minério.

Os carregamentos estão paralisados em Ladário, sem previsão de retomada. Os últimos embarques ocorreram em novembro do ano passado.
Nível de água impede a saída de embarcações com grãos e minério
Nível de água impede a saída de embarcações com grãos e minério

A Marinha classifica como ideal a navegação com marcas acima de 1,5 metro em Ladário e de 4 metros em Porto Murtinho.

O escoamento da safra de grãos pelo rio foi retomado no final de janeiro, em Porto Murtinho, com volumes abaixo do previsto - e necessário - segundo empresas de transporte fluvial que operam no Estado.

A empresa FV Cereais conseguiu embarcar um comboio de seis barcaças - 50% do previsto. No ano passado, com o nível do rio em 4,2 metros em Porto Murtinho, a empresa transportou 39 mil toneladas de soja.
A melhor marca de água foi registrada em março do ano passado, com 6 metros - situação que perdurou até novembro e permitiu o escoamento de 12% de toda a safra de grãos do estado, em torno de 1,6 milhão de toneladas.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.