HOME | Destaques | Internacional

Brasil e Equador divulgam nota conjunta sobre avanços na agenda agrícola bilateral

Nota conjunta confirma abertura de novos produtos agrícolas e fortalecimento da parceria entre Brasil e Equador

Brasil e Equador divulgam nota conjunta sobre avanços na agenda agrícola bilateral

Autoridades de Brasil e Equador avançam em acordos comerciais e cooperação técnica no setor agropecuário. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação

259
Foto do autor Redação RuralNews
19/02/2026 |

Os governos do Brasil e do Equador divulgaram nota conjunta após reunião oficial realizada em Quito, no dia 11 de fevereiro de 2026. O encontro deu continuidade aos entendimentos firmados durante a visita do presidente equatoriano, Daniel Noboa Azín, ao Brasil, em julho de 2025, e tratou de avanços comerciais e cooperação técnica no setor agropecuário.

A reunião contou com a participação do ministro de Agricultura, Pecuária e Pesca do Equador, Juan Carlos Vega, e do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luís Rua.

Publicidade
Banner publicitário

No âmbito comercial, as autoridades anunciaram a abertura do mercado brasileiro para pimentões, limões e peles de bovinos provenientes do Equador. Em contrapartida, o Equador autorizou a entrada de farinhas de sangue bovino e de vísceras de aves produzidas no Brasil.

Também avançaram as discussões técnicas para ampliar o acesso de camarões e bananas equatorianas ao mercado brasileiro, bem como de produtos brasileiros como feijões e itens da suinocultura ao mercado do Equador. Os dois países acordaram manter diálogo técnico com vistas à abertura célere de novos mercados de interesse mútuo.

No campo da cooperação técnica, foi manifestado interesse em fortalecer a parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Agropecuárias (INIAP) e a Embrapa. A proposta inclui a negociação de um Memorando de Entendimento para tratar de temas como melhoramento genético animal e vegetal, combate a enfermidades em cultivos como banana e cacau, fixação biológica de nitrogênio no solo e intercâmbio de boas práticas de governança e avaliação de impacto.

Durante o encontro, o secretário Luís Rua convidou o diretor-executivo do INIAP, Raúl Jaramillo Velástegui, a visitar o Brasil com sua equipe para dar continuidade às tratativas.

Ao final da reunião, Rua agradeceu a hospitalidade recebida em Quito e manifestou a intenção de reencontrar o ministro Juan Carlos Vega em Brasília, em março de 2026, durante a 39ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Brasil # Equador
# Nota Conjunta # Agenda agrícola bilateral # Quito # Cooperação
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário