Etanol tem mercado abastecido por contratos e spot fraco
Entressafra mantém mercado abastecido por contratos anteriores, reduz liquidez no spot paulista e pressiona preços do etanol
Mercado spot de etanol em São Paulo tem baixa liquidez na entressafra e registra queda nos preços do hidratado e do anidro. Foto: Canva
A semana que antecedeu o recesso de carnaval foi marcada por ritmo lento no mercado spot de etanol em São Paulo. Com compradores optando por aquisições pontuais e em pequenos volumes, o total negociado entre 9 e 13 de fevereiro foi o segundo menor de 2026, conforme levantamento do Cepea.
Segundo pesquisadores do Cepea, em períodos de entressafra é comum que o abastecimento ocorra por meio de acordos firmados anteriormente entre usinas e distribuidoras, o que reduz a necessidade de compras no mercado spot e mantém a liquidez enfraquecida.
Com a demanda mais contida nessa modalidade, os preços recuaram na semana analisada. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado para o estado de São Paulo fechou em R$ 3,0203 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), queda de 0,96% em relação ao período anterior.
Já o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro encerrou a R$ 3,4120 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), registrando recuo de 2,23% no mesmo comparativo.
