Novo certificado sanitário trará mais segurança para exportações de carne de frango ao Japão
ABPA comemora aprovação de medida que regionaliza restrições à Influenza Aviária e fortalece laços comerciais com o Japão.
Redação RuralNews
27/03/2025 | 10:34:00
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio do Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, sobre a aprovação de um novo Certificado Sanitário Internacional (CSI) para Influenza Aviária, que foi aprovado pelo governo japonês. Com essa mudança, as restrições às exportações de carne de frango, em caso de detecção da doença, serão limitadas aos municípios onde houver registros, ao contrário das restrições anteriores, que eram impostas a nível estadual.
Em 2023, a avicultura brasileira enfrentou a suspensão das exportações nos estados que registraram focos de Influenza Aviária em aves de fundo de quintal, embora a avicultura industrial do Brasil nunca tenha registrado casos da doença.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, destacou que essa medida representa um avanço histórico, tornando as medidas comerciais mais racionais em situações sanitárias envolvendo a carne de frango brasileira.
Em 2024, o Japão foi o terceiro maior importador de carne de frango do Brasil, com 443,2 mil toneladas exportadas. No primeiro bimestre de 2025, foram enviadas 55,8 mil toneladas para o Japão, gerando uma receita de US$ 103,7 milhões.
Medida fortalece as exportações brasileiras de carne de frango ao Japão, com foco na segurança sanitária e regionalização das restrições