Indicador do etanol hidratado inicia fevereiro com queda em São Paulo
Baixa liquidez no mercado paulista pressiona valores do biocombustível, enquanto exportações brasileiras registram forte retração no início de 2026
Menor liquidez no mercado spot paulista contribui para queda no preço do etanol hidratado. Foto: Canva
O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado iniciou fevereiro em queda no estado de São Paulo. Na primeira semana do mês, o preço fechou em R$ 3,0496 por litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins, com recuo de 1,26% frente ao período anterior.
Segundo o Cepea, esta foi a primeira desvalorização do biocombustível desde o início de outubro de 2025. O movimento ocorreu, principalmente, devido à baixa liquidez no mercado spot paulista.
Pesquisadores apontam que o volume negociado até apresentou crescimento em relação ao período anterior. No entanto, a maior parte das negociações envolveu pequenos lotes. Além disso, nem mesmo a proximidade do Carnaval impulsionou a comercialização.
No mercado externo, as exportações brasileiras de etanol também apresentaram forte retração. Em janeiro de 2026, os embarques somaram 43,3 milhões de litros, volume 74% menor que o registrado em dezembro de 2025.
Na comparação anual, o recuo também foi expressivo. Há um ano, as exportações atingiram 179 milhões de litros. Conforme dados da Secex, o resultado atual representa o menor volume exportado desde fevereiro de 2025, quando os embarques ficaram pouco acima de 39 milhões de litros.
