Após avançar por mais de três meses, etanol hidratado se estabiliza
Baixa oferta e menor liquidez no spot mantêm preços do etanol hidratado estáveis em São Paulo
Preços do etanol hidratado se estabilizam em São Paulo após mais de três meses de alta. Foto: Canva
Após mais de três meses de altas consecutivas, os preços do etanol hidratado no estado de São Paulo se estabilizaram na última semana. Dados do Cepea indicam menor ritmo de negociações no mercado spot.
Segundo o Centro de Pesquisas, agentes de distribuidoras estiveram pouco ativos, já que ainda trabalham com etanol adquirido nas semanas anteriores. O Cepea lembra que negócios volumosos marcaram o encerramento de 2025.
A expectativa agora é de retomada gradual da demanda ao longo deste mês, impulsionada pelo retorno das aulas escolares e pela proximidade do recesso de carnaval.
Do lado da oferta, pesquisadores do Cepea destacam que a disponibilidade de etanol segue bastante reduzida. Poucas usinas participam dos negócios no mercado spot neste período de entressafra.
Enquanto algumas unidades produtoras estão sem estoques, outras que ainda detêm volumes priorizam o cumprimento de contratos firmados anteriormente, o que limita a oferta disponível para novas negociações.
Entre os dias 26 e 30 de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado no estado de São Paulo fechou em R$ 3,0885 por litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins. A cotação representa leve alta de 0,05% em relação ao período anterior.
