Etanol encerra o ano com mais negócios e preços sustentados
Demanda aquecida por combustíveis impulsiona negócios com etanol no Centro-Sul e sustenta trajetória de alta nos preços
Negócios com etanol avançam no fim de 2025, com destaque para São Paulo. Foto: Canva
Nos últimos dias úteis de 2025, o mercado de etanol apresentou maior dinamismo em algumas regiões produtoras do Centro-Sul do Brasil. Mesmo com parte da demanda atendida antes do período de festas, os negócios ganharam novo impulso no fechamento do ano.
Segundo pesquisadores do Cepea, agentes voltaram a fechar contratos, principalmente em função da demanda por combustíveis. Nesse contexto, o etanol anidro se destacou em São Paulo, onde o volume negociado quase triplicou em relação à semana anterior. Além disso, as boas vendas de gasolina C no varejo reforçaram o suporte ao mercado.
Avanço do hidratado reforça liquidez
Da mesma forma, o etanol hidratado registrou crescimento expressivo nas usinas paulistas. Na comparação semanal, as vendas avançaram 43%, o que confirma um ambiente de maior liquidez no encerramento de dezembro, apesar do menor ritmo típico do período.
Além disso, para os primeiros dias de janeiro, a expectativa é de reposição de volumes pelas distribuidoras. Com isso, o mercado tende a manter um fluxo mais ativo de negociações. Como consequência, os preços devem seguir firmes no curto prazo.
De acordo com dados do Cepea, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado acumula 12 semanas consecutivas de valorização no estado de São Paulo. Já o indicador do etanol anidro avança há duas semanas. Entre 29 de dezembro e 2 de janeiro, o hidratado fechou a R$ 2,9561 por litro, alta de 0,9%. No mesmo intervalo, o anidro encerrou a R$ 3,3688 por litro, com elevação de 0,59%.
