INÍCIO AGRICULTURA Energia

Goiás concentra energia solar sem precedentes no Brasil

Energia solar deve responder por 17% da matriz brasileira até 2031, diz ministro das Minas e Energia

A energia do futuro encontra-se presente em nosso meio e quem não se adaptar a ela tende a sofrer prejuízo. Diferentes indústrias se movimentam no sentido de apresentarem suas marcas aos consumidores. A energia solar desponta como nunca. E surpresa: Para quem mora em Goiânia, a energia solar é a melhor solução energética. O consumidor pode economizar até 100% na conta de luz através da instalação de um sistema de energia fotovoltaica. É o que revela a Elleven Energy & Environment.
Na Agrishow, realizada recentemente em Ribeirão Preto (SP), teve a participação deste repórter que assistiu a palestras e entrevistas a respeito, sobressaindo a FPT Industrial. E um dos conferencistas colocou em relevância a posição de Goiás quanto à energia oriunda do Sol. “É o Estado do Brasil que mais concentra energia solar”, observou o conferencista, confirmada também pela Elleven. E o meio rural deve se utilizar dessa energia para reduzir os seus custos.


De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2021, o País já contava com 803.9 mil instalações fotovoltaicas conectadas à rede. Ou seja, mais de 800 mil locais estão funcionando com energia solar. Só em 2021, foram 3.9GW de volume de energia adicionados. E muitos dos clientes usufruindo dessa fonte renovável e econômica de energia são empresas.


O Brasil é um dos países com maior incidência de raios solares no mundo, o que garante enorme potencial geração de energia elétrica através da tecnologia fotovoltaica.


Segundo a Elleven, Goiânia tem se destacado no uso da tecnologia, ocupando a 18ª posição no ranking da energia solar no Brasil como uma das cidades com maior número de sistemas fotovoltaicos instalados. O potencial que o município oferece, assim como todo o Estado de Goiás, para a geração de energia elétrica através da luz solar é imenso.


Cinturão do Sol
Isso é garantido pelo fato de Goiânia estar localizada no chamado Cinturão do Sol, como é reconhecida a faixa do Brasil com as regiões que mais recebem índices de radiação solar durante o ano. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, essa faixa concentra os valores máximos de irradiação solar (média de 5.7 kWh/m²) e engloba o oeste da região Nordestina, incluindo parcialmente o norte de Minas Gerais, nordeste de Goiás e o sul de Tocantins.



Ou seja, essa abundância de sol faz de Goiânia uma das cidades que apresentam maior vantagem no uso da tecnologia e uma das regiões com o melhor potencial para geração de energia solar no Brasil. Se um sistema de energia solar em Goiânia, que custa a mesma coisa do que no resto do Brasil, gera mais energia devido a quantidade de sol, significa que a energia solar fotovoltaica em Goiânia é uma excelente alternativa para reduzir a sua conta de Luz.


Com os preços atuais da energia elétrica em Goiânia, a energia solar se torna cada vez mais uma excelente opção para reduzir a conta de luz e se livrar das bandeiras tarifárias que aumentam de acordo com o nível dos reservatórios das hidrelétricas.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.