INÍCIO AGRICULTURA Desastres

Falta de energia causa prejuízo milionário em pesquisas e equipamentos à UFRS

Rompimento de cabos provocou a morte de plantas, peixes e frangos

O rompimento de cabos provocou um apagão na segunda-feira no campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Equipamentos, iluminações e refrigeradores ficaram cerca de cinco horas sem energia elétrica até que uma alternativa provisória fosse viabilizada pela concessionária CEEE Equatorial. Mas o estrago já estava feito e o apagão afetou estudos e trabalhos acadêmicos e provocando a morte de plantas em casa e vegetação, além de peixes e frangos usados em experimentos.

O acidente teria ocorrido na última segunda-feira por volta das 14h, durante escavações para a obra de expansão da subestação Porto Alegre 6, conforme a CPFL Serviços. Houve a ruptura acidental de dois cabos subterrâneos, dentro do pátio de subestação da CPFL, o que ocasionou a interrupção no fornecimento da linha de transmissão que atende a Ufrgs.
Pesquisas com plantas se perderam por conta do problema. Foto: UFRS
Pesquisas com plantas se perderam por conta do problema. Foto: UFRS

As perdas ainda estão sendo levantadas, mas chegam à casa de milhões, conforme a instituição de ensino. “Estamos tentando calcular, mas são projetos de pesquisa que precisamos prestar contas com prazo, trabalhos de mestrado, doutorado, pós-doutorados, iniciação cientifica”, justifica o vice-diretor da Faculdade de Agronomia da universidade, Paulo Vitor Dutra de Souza.
Perdi dois experimentos que eu trabalho. Vamos começar do zero.
Paulo Vitor de Souza

"Perdi dois experimentos que eu trabalho. Vamos começar do zero”, afirma Souza. Ele explica que o campus do Vale, situado na zona leste de Porto Alegre, não é 100% atendido por geradores. “Temos inúmeros experimentos sendo desenvolvidos, e nem todos são atendidos por gerador. As unidades com gerador sofreram um pouco menos, mas, na Agronomia, temos em torno de 40 prédios e 50% não tem gerador”, salienta. No entanto, faltou luz mesmo nos prédios com gerador. Em uma das pesquisas, cerca de cem frangos jovens morreram devido ao calor. Fez 40ºC na capital gaúcha.

O Departamento de Zootecnia, onde os animais estavam, possui um gerador, porém o equipamento não funcionou.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.