Adapar reforça alerta preventivo contra gripe aviária no Paraná
Agência intensifica articulação com órgãos estaduais para evitar riscos à avicultura paranaense após confirmação de caso no RS

Foto: Adapar/divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizou nesta terça-feira (20) uma reunião do Grupo Especial de Atenção às Suspeitas de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (Gease) para reforçar o alerta preventivo contra a gripe aviária. Embora o Paraná não tenha casos suspeitos ou em investigação, a confirmação da doença em um aviário de Montenegro, no Rio Grande do Sul, motivou a intensificação das ações.
O Gease, criado em 2014, atua no controle e erradicação de enfermidades que representem emergência sanitária, especialmente doenças exóticas ainda não registradas no Brasil, como a gripe aviária. Para ampliar a proteção, a Adapar fortaleceu a comunicação com os principais órgãos envolvidos na defesa sanitária e em operações de apoio.
Além de diretores da Adapar, participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Comando Geral da Polícia Militar, Defesa Civil, Instituto Ambiental do Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Ministério da Agricultura e Pecuária.
