Com embargo de países após caso de influenza aviária no RS, maior volume de carne no mercado doméstico pressiona as cotações
Levantamento do Cepea indica que os preços da carne de frango no mercado interno têm registrado forte queda.
A principal pressão vem da maior oferta direcionada ao mercado doméstico nas últimas duas semanas, após a confirmação de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro (RS).
No momento, a União Europeia e outros 24 países embargaram a carne de frango de todo o território brasileiro; 16 países impuseram restrições à proteína com origem no Rio Grande do Sul; e dois países deixaram de comprar o produto oriundo de Montenegro.
De acordo com agentes consultados pelo Cepea, nos últimos dias foi observado um aumento no volume de produtos avícolas provenientes da Região Sul, com preços mais baixos, o que gerou um desequilíbrio entre oferta e demanda. Cabe destacar que o Sul é a principal região produtora e exportadora de carne de frango do país.
Ao mesmo tempo, a demanda interna segue enfraquecida, especialmente no fim do mês, período em que o poder de compra da população tende a ser menor. Esse cenário tem reforçado a retração nos preços da proteína.