MAPA reforça medidas contra gripe aviária em áreas com foco da doença
Ministério reforça que todas as ações do Plano de Contingência estão sendo realizadas com foco na segurança sanitária e sem impactos no comércio internacional

MAPA mantém ações intensivas contra a gripe aviária e reforça que situação segue sob controle nas áreas sob vigilância. Foto: Canva

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou neste sábado (18) que segue aplicando com eficiência todas as medidas previstas no Plano de Contingência contra a gripe aviária. Na área de emergência, com raio de 10 km, as vistorias nas propriedades seguem em ritmo acelerado.
Na zona perifocal (raio de 3 km), 29 das 30 propriedades rurais já foram vistoriadas, e a meta é concluir todas ainda hoje. Na área de vigilância (raio de 7 km além da perifocal), foram inspecionadas 238 das 510 propriedades previstas.
Conteúdos relacionados
Durante essas ações, apenas uma suspeita foi registrada – em uma propriedade de subsistência localizada na área perifocal. A situação está sendo acompanhada de perto pela Defesa Agropecuária, mas, por se tratar de produção de subsistência, não representa risco ao comércio internacional nem à segurança dos alimentos inspecionados.
As amostras dessa propriedade foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (LFDA-SP), onde serão analisadas neste domingo (19), com previsão de resultado preliminar até o fim do dia.
Na propriedade foco, todas as aves e ovos já foram eliminados. Também está em curso a limpeza e desinfecção das instalações. Das sete barreiras de bloqueio de trânsito previstas, cinco já estão ativas. Das seis barreiras de desinfecção, quatro estão em funcionamento e as demais devem ser concluídas até amanhã.
Os ovos oriundos da propriedade foco foram totalmente rastreados e estão sendo destruídos. A próxima etapa será a limpeza e desinfecção de três incubatórios ligados à propriedade.
Além disso, está em investigação um caso no município de Aguiarnópolis (TO). As análises iniciais apontaram a presença do vírus Influenza A, mas com baixa probabilidade de alta patogenicidade, segundo os dados clínicos, laboratoriais e epidemiológicos. As investigações continuam, com medidas de controle já adotadas para garantir a segurança sanitária.
O MAPA reforça que investigações de suspeitas fazem parte da rotina da Defesa Agropecuária e que, em situações de emergência, é comum o aumento inicial de investigações – o que demonstra a capacidade de resposta rápida e eficiente do sistema sanitário brasileiro.
