Os dados foram apresentados pelo ministro da agricultura durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (19)
Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (19), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que 20 países suspenderam temporariamente a importação de carne de aves do Brasil.
Entre os países que adotaram a suspensão para todo o território brasileiro estão México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina. Já nações como China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka também aplicaram a medida em todo o território nacional, atendendo a protocolos sanitários previamente acordados com o Brasil.
Outros países, como Reino Unido, Cuba e Bahrein, restringiram apenas as exportações oriundas do estado do Rio Grande do Sul. Já algumas nações optaram por restringir unicamente a área afetada, o que, neste caso, não traz impacto comercial, pois não há estabelecimentos exportadores localizados dentro da região do foco.
O Mapa enfatiza que essa lista de países é dinâmica e está em constante atualização, conforme as negociações em andamento com os parceiros comerciais. O Ministério também tem apresentado todas as medidas adotadas para controlar e erradicar o foco sanitário.