Após foco de gripe aviária no RS, Mapa informa novas suspensões e atualizações nas medidas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou para 24 o número de países que impuseram restrições à importação de carne de aves brasileira, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Na mais recente atualização, o Kuwait suspendeu as compras de carne de frango de todo o território brasileiro, enquanto a Macedônia do Norte ampliou sua restrição, que antes se limitava ao Rio Grande do Sul. Por outro lado, a Namíbia reduziu o alcance da sua medida, restringindo agora apenas ao estado gaúcho.
Com isso, países como China, União Europeia, México, Coreia do Sul, Chile e Filipinas continuam com a suspensão total das importações. Outros, como Arábia Saudita, Reino Unido e Turquia, mantêm restrição apenas ao produto originado do Rio Grande do Sul. Já Emirados Árabes Unidos e Japão limitam a proibição ao município de Montenegro.
O Mapa informou que segue em contato com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando todas as informações técnicas de forma rápida e transparente, com o objetivo de garantir a segurança sanitária e viabilizar a retomada das exportações.
O ministério reforça que não há risco à saúde no consumo de carne de aves e ovos produzidos no Brasil.