Confirmação da doença em matrizeiro preocupa pela possibilidade de novos casos e impacto nas exportações
A confirmação de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de ovos férteis no município de Montenegro (RS), ocorrida na quinta-feira passada, dia 15, mantém o setor avícola brasileiro em alerta, segundo o Cepea.
Entre as principais preocupações apontadas pelo Centro de Pesquisas estão o risco de prolongamento das suspensões nas exportações de carne de frango do Brasil e a chance de surgimento de novos focos da doença.
De acordo com os levantamentos diários do Cepea, os preços da carne de frango permanecem estáveis no Rio Grande do Sul. No entanto, no atacado da Grande São Paulo, as cotações estão em queda. Esse movimento, conforme explica o Cepea, está ligado principalmente ao comportamento sazonal típico da segunda quinzena do mês, quando o poder aquisitivo da população tende a diminuir, reduzindo a demanda.
O Centro de Pesquisas ressalta que a cadeia avícola nacional, com o apoio dos setores público e privado, possui capacidade para controlar rapidamente a situação sanitária e negociar a retomada e flexibilização dos embarques com os principais parceiros comerciais, buscando minimizar os impactos para o setor.