Abiarroz quer aumentar o consumo de arroz no Brasil
Entidade aprovou lançamento de campanha de incentivo ao consumo do cereal na sua reunião comemorativa dos 15 anos

Reunião aconteceu para comemorar 15 anos da entidade

Atualmente, o consumo de arroz no Brasil é de cerca de 10 milhões de toneladas por ano, com um consumo médio per capita de 29 kg em 2022. Entre as regiões consumidoras, o Sudeste é a que mais consome o cereal, enquanto o Centro-Oeste tem o maior consumo per capita, de 40 kg por ano.
O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia. O setor é estratégico para a economia brasileira,com o país exportando o cereal principalmente para o mercado latino-americano e africano. Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve produzir 10,395 mil toneladas de arroz na safra 2024/2025.
E a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) se prepara para lançar, em 2025, uma campanha para incentivar ainda mais o consumo do cereal Brasil. O objetivo é destacar a importância desse alimento para a dieta do brasileiro e sua contribuição para a economia nacional e global.
Fundada em 2009, a Abiarroz tem por objetivo representar o segmento industrial orizícola nacionalmente em seus interesses junto às diversas esferas de poder. Atualmente, representa indústrias e cooperativas filiadas em diversas regiões do Brasil, que, juntas, são responsáveis por 80% do arroz beneficiado no país.
Por meio do projeto Brazilian Rice, realizado com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), atua na abertura de mercados e promove a imagem do arroz fora do país. Também desenvolve ações voltadas à sustentabilidade da atividade industrial orizícola, com enfoque na interlocução junto a entidades governamentais.

O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ãsia
A proposta da campanha foi apresentada na sexta-feira (01/11) às empresas associadas, que respondem por 80% do total de arroz beneficiado no país. Na ocasião, um fundo foi aprovado para financiar essa e outras ações voltadas ao aumento do consumo.“A Abiarroz está completando 15 anos de atuação em prol dos interesses da cadeia orizícola no país. A campanha de incentivo ao consumo que vamos lançar busca marcar esse momento e exaltar nosso grão — inteiro, translúcido e de alto padrão —, reconhecido mundialmente pela sua qualidade”, justifica o presidente da Associação, Elton Doeler.Com presença garantida na mesa do brasileiro, o arroz é um dos alimentos mais consumidos no país. A campanha planejada pela Abiarroz quer propagar a versatilidade e o valor nutricional do produto, promover a diversidade de variedades disponíveis e combater a desinformação.“Queremos mostrar que, mais do que um alimento essencial para a segurança alimentar, o arroz apresenta um enorme potencial, tanto para a culinária quanto para a economia”, destaca a diretora-executiva da Abiarroz, Andressa Silva.
