O Fórum do Biogás, maior evento de biogás da América Latina. que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo, apresentou números e projeções do setor, que tem o biogás e o biometano como principais protagonistasna rota da transição energética e descarbonização da matriz e da economia no Brasil e no mundo.
A ABiogás (Associação Brasileira de Biogás) revelou no primeiro dia do evento um mapa com dados inéditos sobre emissão de gases de efeito estufa e geração de empregos. As projeções foram baseadas nas principais agendas do setor, que apontam as diretrizes que vão nortear o crescimento da fonte nos próximos anos. Uma das projeções é de o setor alcançar 6,6 milhões de metros cúbicos (m³) de biometano por dia até 2029, estimando a geração de 46 mil empregos.
Mas se atingir o potencial total teórico do biogás, estimado em 216 milhões de m³ por dia, equivalente a 78,8 bilhões de m³ por ano, o setor poderia contribuir para a criação de aproximadamente 800 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Esses e outros números integram o estudo realizado pela entidade em parceria com o projeto GEF Biogás Brasil.
O 10º Fórum do Biogás, que conta com apoio da World Biogas Association (WBA), também marca a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a ABiogás e a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (Seenemar), com o objetivo de acelerar o crescimento do biogás e do biometano no estado. O secretário Hugo Leal e a presidente executiva da ABiogás, Renata Isfer, assinarão o documento.
O acordo, com duração até 2025, é para a implementação de projetos de desenvolvimento do biogás e do biometano no Rio de Janeiro. Serão ações conjuntas de divulgação e realização de eventos, debates e troca de informações sobre o setor. Para o próximo ano, a Seenemar, em parceria com a ABiogás, planeja a elaboração de um Plano Estadual de Biogás e Biometano para o estado.
O 10º Fórum do Biogás será um evento abrangente e dinâmico, destacando temas cruciais para o futuro do setor. As discussões incluirão visões estratégicas para o avanço do biogás e do biometano, análise dos desafios e oportunidades na transição energética, exploração de opções de financiamento sustentável, estratégias para transformar a mobilidade, e ênfase na valorização do atributo verde dessas fontes.
Além disso, serão abordados desafios e oportunidades na infraestrutura de distribuição de biometano, tendências de powershoring e neoindustrialização verde, o papel do hidrogênio renovável, reflexões sobre a importância da diversidade no futuro energético, termelétricas de biogás como catalisadoras na transformação de resíduos em energia sustentável, a complementaridade entre o gás natural e o biometano, a legislação direcionando o futuro do setor, e a exploração de soluções avançadas e inovadoras no campo do biogás e do biometano. Este Fórum oferecerá uma oportunidade única para aprofundar o entendimento e explorar o potencial transformador dessas fontes energéticas no cenário atual.
Renata Isfer, presidente executiva da ABiogás, ressalta a relevância do Fórum do Biogás, um evento de destaque no setor. “Chegamos à décima edição do Fórum da ABiogás em um momento crucial e transformador para o setor. A tecnologia para a cadeia de biogás e biometano já se desenvolveu; as autoridades e os governos reconheceram a importância fundamental dessas fontes na matriz energética brasileira, especialmente para a descarbonização de setores desafiadores, e para a busca da independência e autossuficiência energética. Por isso, estamos colaborando intensamente para tornar essas transformações realidade, e acreditamos que nos próximos anos testemunharemos esse avanço.”