Um painel ocorrido no domingo (03/12) durante a 81ª edição da Reunião Plenária do International Cotton Advisory Commitee (ICAC), realizada em Mumbai (Índia) nesta semana, abordou um que tem se tornado muito relevante no mercado de algodão: como o agricultor ao redor do mundo tem se protegido contra a volatilidade dos preços.
A dinâmica nas políticas de exportação e importação também influencia no mercado. “Vários países têm políticas protecionistas, de cotas ou taxação de produtos. O agricultor que exporta precisa acompanhar essa movimentação também”, observou.
Diferentemente de países onde há políticas mais protecionistas de preços e o algodão é quase 100% absorvido pelo mercado interno, como é o caso da China e da Índia, no Brasil o agricultor tem uma atuação mais “empresarial”. “O ponto de partida é saber o custo de produção para ‘travar’ pelo menos a parte da safra equivalente aos custos diretos”, explicou Haroldo Cunha.
Uma das operações mais usuais entre os brasileiros é o barter, na qual o algodão é ‘trocado’ por insumos para a safra seguinte. Outra opção comum é o hedge, em que o preço é fixado no momento da venda. Também são frequentes os contratos de opção e as vendas on call, pelas quais o produtor fixa o valor ‘Basis’ e trava o preço no decorrer da safra.
Todas essas alternativas são realizadas pelo produtor via bancos, corretoras e tradings. O fato é que, até o mês de novembro, 80% da safra 2022/23 de algodão brasileiro e 46% da safra 2023/24 já tinham sido comercializados antecipadamente no Brasil.
O painel mostrou também a diversidade de realidades da cotonicultura global. No continente africano, por exemplo, não é usual a política de garantia de preços como na Índia e na China. “A troca de experiências entre os produtores é um dos pontos altos de painéis como esse do ICAC”, salientou o representante brasileiro.
De 6 a 8 de dezembro ocorreu um tour técnico na região de Ahmedabad (Gujarat). A agenda incluiu encontro técnico com produtores, visita a unidades de beneficiamento e fábricas. Essa etapa foi acompanhada por Marcelo Duarte Monteiro, diretor de Relações Internacionais da Abrapa e responsável pelo programa Cotton Brazil – marca que promove internacionalmente a cadeia produtiva do algodão brasileiro.