A Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, foi cancelada pela organização. O evento iria acontecer de 1 a 5 de março em Não Me Toque/RS. A decisão foi divulgada em nota oficial do conselho e da diretoria da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, que promove o evento. Focada em tecnologia e negócios, a Expodireto contou com mais de 256 mil visitantes em sua edição de 2020 e "contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.
A decisão de cancelamento se dá pela preservação da saúde de expositores, colaboradores e visitantes. "Mesmo com o protocolo de saúde já aprovado junto ao Comitê do Governo do Estado, optamos pela maior prudência possível. A Cotrijal levou em consideração o momento de incerteza quanto ao estágio da pandemia", afirma o comunicado assinado pelo presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Manica. "Como demonstração de otimismo e confiança no país, desde logo anunciamos a data da edição do próximo ano, que ocorrerá de 7 a 11 de março de 2022, no parque de exposições de Não-Me-Toque", ressalta.
O comunicado ainda reafirma o "propósito de seguir como uma feira-referência, com presença de público agregada à uma nova experiência digital em 2022" e promete voltar com força máxima no próximo ano.