Colheita de trigo inicia no Paraná com boas produtividades e expectativas positivas apesar de perdas localizadas por geadas e falta de umidade
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, divulgou seu relatório sobre a colheita de trigo no estado.
Em 2025, os produtores já colheram 2% da área semeada. No mesmo período de 2024, eles haviam colhido 6%. O início da colheita também está atrasado em relação a 2023, quando 13% da área já havia sido colhida.
Os técnicos do Deral destacam boas perspectivas para a produtividade. Em algumas áreas, os rendimentos são positivos, mesmo que geadas e a falta de umidade em solos rasos tenham causado perdas localizadas. Os produtores mantêm atenção constante à presença de doenças como ferrugem e oídio.
O Paraná deve produzir 2,6 milhões de toneladas de trigo em 2025, crescimento de 13% em relação a 2024. A produtividade deve compensar a redução da área plantada, que caiu para 832,8 mil hectares, contra 1,13 milhão no ano anterior. O estado deve permanecer como o segundo maior produtor nacional, atrás do Rio Grande do Sul.