A partir desta sexta-feira (13/05), um sistema de baixa pressão se forma entre a Argentina e o Paraguai e traz chuva para o Rio Grande do Sul. Este sistema avança pelo Brasil e leva chuva para a semana que vem em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. Porém, este sistema não consegue levar chuva significativa para Goiás, Mato Grosso, norte de Minas, Matopiba. Os produtores devem ficar atentos ao desenvolvimento do milho que foi instalado de forma mais tardia.
Os modelos de previsão indicam chuva de 20 milímetros para as áreas cafeeiras da região da Mogiana e sul de Minas. No dia 20 de maio, um outro sistema se forma e traz chuva novamente par ao Sudeste. Entre os dias 17 e 23 de maio, há condições para chuva moderada na costa do Nordeste e no norte da Região Norte.
Possibilidade de queda de temperatura e muito frio
Os modelos de previsão começaram a indicar uma tendência de uma forte queda de temperatura e frio. Na sexta-feira (13/05) a temperatura cai nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com potencial para ocorrência de geadas. A tendência é que o frio ganhe força na Região Sul e o dia 19/05 pode ser o dia mais frio com temperaturas abaixo dos 3ºC sendo observado em uma extensa área do centro, leste e sudoeste do Paraná. Em São Paulo, também há chance para geada entre os municípios de Assis e Itapeva.