ILC encerra março com leve deflação

Houve queda de 0,19% no índice durante o período

O Índice de Insumos para Produção de Leite Cru do Rio Grande do Sul (ILC) teve uma queda de 0,19% no mês de março de 2024, mantendo a tendência de deflação já registrada no primeiro bimestre, conforme dados divulgados pela Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) nesta quinta-feira (02/05).

Na comparação com o mês anterior, houve diminuição nos preços do sal mineral, fertilizantes e combustíveis. Do lado dos insumos, o milho manteve trajetória de queda, enquanto a soja teve uma alta de 0,76%. O mês de março é quando tipicamente ocorrem os reajustes da energia elétrica, que sofreu aumento de 3,21%, impactando diretamente no resultando do ILC.

No acumulado do ano, o indicador se mantém deflacionário em 12,54%. É um comportamento que continua seguindo a tendência apresentada no IIPR dos períodos, que apresenta queda de 17,93% no acumulado anual e de 20,61% nos últimos 12 meses.

“As significativas quedas nos preços dos insumos durante o ano passado ainda têm reflexo no acumulado em 12 meses, registrando deflação de 28,56%, contudo já observamos uma mudança de trajetória significativa quando comparamos com a leitura do mês anterior. Esse desempenho deflacionário demonstra correlação com a leitura em 12 meses de outro indicador de inflação com cesta de commodities, o IPA-DI medido pela FGV. No acumulado em 12 meses o IPA-DI apresentou deflação de 6,79% na sua leitura de março”, completa a análise.

Para abril, a expectativa da Assessoria Econômica da Farsul é que o aumento da soja continue, dessa vez acompanhado também por aumento no preço do milho. O dólar e o barril de petróleo também devem manter tendência de valorização, o que apontaria para um resultado inflacionário do índice.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.