Bolas, escovas e espantalhos reduzem estresse na desmama de bezerros

Resultados foram positivos com os experimentos feitos pela Embrapa Pecuária Sudeste

Uma solução caseira e divertida ajudou a reduzir o estresse na desmama de bezerros leiteiros. O experimento leva a assinatura da Embrapa Pecuária Sudeste. Foi a alternativa encontrada para atenuar o impacto negativo nesse período tão importante do sistema, conforme relata a pesquisadora da Embrapa, Tereza Cristina Alves.

A efetividade do enriquecimento social e físico foi notória. Observou-se ainda o comportamento dos bezerros nos sistemas coletivos a pasto. De acordo com a pesquisadora, o objetivo principal foi o de potencializar a capacidade dos bezerros a se preparar para as mudanças de ambiente. Os benefícios funcionais e biológicos foram outros pontos altos, a partir da exploração por intermédio da interação com os brinquedos.

Essa criação coletiva dos animais proporciona um ambiente com espaço e estímulos importantes para a evolução cognitiva. “Os bovinos nasceram para viver em grupos e normalmente nessa fase de aleitamento eles são separados”, explica. “Eles utilizam bastante a bola, a escova que é fisiológica. No caso dos espantalhos, a interação é maior perto dos horários dos aleitamentos, pois fazem a co-relação com o homem e com a pessoa que fornece o trato”.

Por fim, os animais criados dessa forma ficam mais calmos e não se incomodam com as pessoas dentro do sistema.


Essa criação coletiva dos animais proporciona um ambiente com espaço e estímulos importantes para a evolução cognitiva

Pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, Tereza Cristina Alves, na área de experimentos com os bezerros leiteiros

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.