Mapa lança plataforma digital para conectar inovação e investimentos no agro
Ministério lança plataforma de inovação agropecuária para conectar startups, investidores e gerar soluções para o agro no Brasil

Iniciativa busca gerar tecnologias, parcerias e soluções para fortalecer o setor agropecuário. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação

No segundo dia do “Mapa Conecta Brasil 2025”, nesta quinta-feira (9), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Serpro lançaram a Plataforma Eletrônica de Inovação Agropecuária (Mapa Conecta) durante o Festival Curicaca, em Brasília (DF).
A plataforma aproxima startups, investidores e ambientes de inovação. Ela promove tecnologias que agregam valor e soluções para o agro. Além disso, o projeto busca se tornar uma referência mundial em inovação aberta, conectando diferentes regiões do país.
O coordenador-geral de Inovação Agropecuária, Cesar Teles, explicou que a ferramenta ajuda a superar a concentração de startups em São Paulo. Assim, soluções inovadoras podem chegar a estados como Ceará e Santa Catarina, ampliando o potencial do setor.
A plataforma oferece navegação por perfil, interação entre atores do agro, ferramentas de inteligência artificial e suporte à formulação de políticas públicas. Aline Cappele, do Serpro, destacou que o sistema também enfrenta desafios como mudanças climáticas, segurança alimentar e sustentabilidade, que exigem inovação constante.
Até o momento, 15 estados assinaram Protocolos de Intenções para fortalecer a inovação agropecuária com o Mapa Conecta. Além disso, o Comitê Gestor de Inovação Agropecuária do Espírito Santo já foi instaurado, reunindo governo, universidades, instituições de pesquisa e setor privado.
O evento segue até sexta-feira (10) e abordará agricultura digital, bioinsumos, novos alimentos e bioeconomia. Entre as atividades, estão a 5ª edição do BioInova, o lançamento da Rede Nacional de Ecossistemas Estaduais de Inovação Agropecuária e a chamada BioInova Ignite para soluções em bioinsumos.
