HOME | Destaques | Agricultura familiar

Confira os produtos com bônus do Pronaf em outubro

Os bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar valem de 10 de outubro a 9 de novembro

Confira os produtos com bônus do Pronaf em outubro

Produtores recebem bônus do Pronaf para estimular a produção rural. Foto: Conab / Divulgação

Foto do autor Redação RuralNews
09/10/2025 |

A lista com os bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), já está disponível.

Neste mês, produtores de raiz de mandioca em Santa Catarina, mel de abelha em Sergipe e Rio Grande do Sul, feijão-caupi no Amapá e arroz em Santa Catarina, Sergipe e Tocantins terão acesso aos benefícios. Além desses, outros 18 produtos em diferentes estados também estão contemplados. A lista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9) e vale de 10 de outubro a 9 de novembro.

Maiores descontos do mês

Os maiores bônus vão para produtores de cebola em São Paulo e Paraná. Nesses estados, a diferença entre o preço de garantia e o valor de comercialização resultou em descontos de 70,31% e 65,62%, respectivamente. O feijão-caupi no Amapá terá bônus de 64,92%.

Além disso, a batata no Paraná recebe abatimentos de 59,65%, enquanto o mel de abelha no Rio Grande do Sul terá 54,52%. Outros agricultores também recebem o benefício. Entre eles, estão produtores de açaí (Acre), alho (Minas Gerais e Goiás), arroz (Mato Grosso e Ceará), banana (Pernambuco), batata (Rio Grande do Sul e Distrito Federal), borracha natural (Espírito Santo e São Paulo), cará (Amazonas e Espírito Santo), castanha de caju (Piauí e Rio Grande do Norte), cebola (Bahia e Distrito Federal), erva-mate (Santa Catarina), feijão (Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), feijão-caupi (Pará, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso), laranja (Bahia, Sergipe e Rio Grande do Sul), leite (Maranhão), manga (Bahia), maracujá (Minas Gerais), mel de abelha (Bahia, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul), milho (Bahia e Maranhão), raiz de mandioca (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo), sisal (Bahia e Paraíba) e trigo (Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul).

Benefícios do Pronaf

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) divulga a portaria com os valores do bônus mensal. O PGPAF concede o desconto sempre que o valor de mercado do produto fica abaixo do preço de garantia. Além disso, os custos de produção calculados pela Conab determinam o valor do benefício.

O Pronaf tem como objetivo financiar a implantação, ampliação ou modernização de estruturas de produção, beneficiamento e indústrias em áreas rurais e comunitárias. Dessa forma, os produtores podem investir com mais segurança e garantir o crescimento da agricultura familiar.

TAGS: #Produtores # Bônus do Pronaf
# Produção rural # Agricultura Familiar # Conab #
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.