Plantio de mudas de árvores contribui com preservação de rio no MS

Ação conduzida pelo Instituto Taquari Vivo monitora mais de 39 ha de APPs com impacto direto no Alto Taquari

Publicado em 15/02/2024

Uma propriedade rural localizada em Camapuã (MS) recebeu mais uma etapa do trabalho de conservação e recuperação de áreas na bacia do Alto Taquari, com o plantio de 1.667 mudas de espécies do Cerrado como: Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Jenipapo, Araçá, Jatobá, Manduvi, Jacarandá, entre outras. O projeto tem a interlocução do Instituto Taquari Vivo, que há mais de dois anos atua na região na busca pela recuperação das nascentes do rio Taquari. Na propriedade de seu Antônio Silvério são 39,7 hectares com impacto direto e 5,7 ha com impacto indireto ativamente monitorados e reflorestados.

O diretor executivo do ITV, Renato Roscoe, contextualizou a ação como parte de um processo mais amplo de restauração. "Primeiro fizemos a restauração da pastagem, com terraceamentos, junto com as estruturas de contenção de erosão. Agora a gente vem aqui na parte da APP que está necessitando da revegetação para proteger essa nascente que está aqui bem próximo da gente", explicou Roscoe.
Área próxima a nascentes recebe mudas de árvores nativas. Foto: Geliel Oliveira/Agro Agência
Área próxima a nascentes recebe mudas de árvores nativas. Foto: Geliel Oliveira/Agro Agência

Além de destacar a importância do replantio para a preservação da bacia que deságua no Pantanal, Roscoe enfatizou os benefícios ambientais alcançados pela ação. "Ao mesmo tempo que a gente protege as nascentes, também estamos armazenando carbono nesse sistema. A recuperação dessas áreas de APP traz junto todo esse novo aporte de carbono, que vai ser armazenado aqui nessas plantas, e o resultado é mais água, mais biodiversidade e também maior produtividade para o produtor rural", complementou.
Essa parceria firmada com o ITV vai possibilitar melhor preservação de nossas nascentes.
Antônio Silvério

A expectativa é que as mudas plantadas na Fazenda Vereda do Buriti desempenhem um papel crucial na recuperação das nascentes, proporcionando sombra e contribuindo para a manutenção do equilíbrio ambiental na região do Alto Rio Taquari.

Antônio Silvério destacou a importância de projetos que promovem a responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade. "Essa parceria firmada com o ITV vai possibilitar melhor preservação de nossas nascentes e fazer isso só vai de encontro com a realidade e com a tendências e exigências do mercado para nós pecuaristas, tanto com relação ao próprio código florestal, quanto a produtividade com boas pastagens e com um bom manejo", ressaltou o pecuarista.
A iniciativa reforça o compromisso do setor produtivo com a sustentabilidade e serve como um modelo para outras propriedades rurais da região na preservação do meio .




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.