Produtores recebem apoio da Famato em consulta pública sobre ampliação da Reserva do Taiamã e impactos nas propriedades rurais
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) esteve presente nesta terça-feira (09/09) na consulta pública realizada no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres. O encontro discutiu os impactos da proposta de ampliação da Estação Ecológica de Taiamã, apresentada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, o convite à Famato foi feito pelo Sindicato Rural de Cáceres, garantindo a participação do setor produtivo nas discussões.
A Famato foi representada pelo presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Branco e gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT, Bruno de Faria, e pela analista de meio ambiente da federação, Tania Arévalo. Também participou o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Aury Paulo Rodrigues.
Durante a audiência, os representantes do setor produtivo destacaram a importância de garantir segurança jurídica aos proprietários. Portanto, eles ressaltaram que todos devem respeitar os direitos adquiridos e que ninguém pode comprometer a atividade agropecuária por decisões que desconsiderem a realidade local.
Na mesma linha, Tania Arévalo reforçou que qualquer medida de criação ou ampliação de áreas protegidas deve considerar os impactos socioeconômicos para as famílias. “O produtor pantaneiro já convive com regras rígidas e restritivas que garantem a preservação natural. Assim, criar novas limitações ou desapropriações, além de desnecessário, ameaça a continuidade da relação equilibrada entre produção e conservação”, afirmou.