O óleo de cozinha usado, se descartado de forma incorreta, possui grande impacto negativo para o meio ambiente. No entanto, ele pode ser reciclado e usado para a fabricação do biodiesel. E, com esse propósito, a BSBIOS lançou, na quinta-feira, 30 de junho, em Passo Fundo (RS), o programa Ser Sustentável, que possui como parceiras a Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (COAMA) e a Associação das Entidades do Projeto TransformAção, que atuarão como fornecedoras e parceiras na busca de matéria-prima (óleo de cozinha usado – UCO) recolhida na comunidade para a Companhia.
O lançamento foi realizado na sede da COAMA e contou com a presença da direção e colaboradores da BSBIOS, do secretário do meio ambiente, Rafael Colussi, o presidente da Agenda 21, Ademar Marques e, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Wilson Lill, a presidente da Associação das Entidades do Projeto TransformAção, Irmã de Notre Dame, Silvania Ioner e os cooperativados que integram a COAMA.
A parceria consiste na aquisição de óleo de cozinha das entidades proveniente do sistema de coleta pública desse resíduo em estabelecimentos comerciais e residências, que terá como destino a produção de biocombustível na BSBIOS. O programa baseia-se em três pilares: proteção ao meio ambiente com a destinação correta do óleo vegetal usado, inclusão social por meio da valorização da Cooperativa e de seus integrantes e desenvolvimento econômico com o provimento de renda com a venda do material coletado.
O diretor comercial da BSBIOS, Leandro Zat, agradeceu a presença de todos, relatando os benefícios que a parceria possui. “É uma alegria muito grande estar aqui, esta é uma causa que envolve trabalho, geração de valor e renda, onde possuímos o papel socioeducativo importante. Encontramos aqui muitos elos que formam uma corrente com uma força muito grande que contribui para a nossa missão de fortalecer e contribuir com todos os pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança)”, destacou Zat, afirmando que esta é uma semente plantada que vai gerar novos frutos e irá mobilizar e sensibilizar outras pessoas para a destinação correta do óleo de cozinha.
A BSBIOS está viabilizando também o apoio para a ampliação da coleta do óleo de cozinha usado, por meio da articulação da instalação de novos pontos de coleta e conscientizando os geradores de óleo para aumentar a adesão ao projeto. A presidente da COAMA, Eva de Fátima Godois de Chaves e a vice-presidente, Aparecida Oliveira Sodre, agradeceram pela parceria. “É uma parceria muito importante para todos nós, enquanto cooperativa, empresa e principalmente para o meio ambiente. É algo que certamente vai impactar positivamente para o nosso trabalho e a nossa renda”, salientaram.
A presidente da Associação das Entidades do Projeto TransformAção, Irmã de Notre Dame, Silvania Ioner, ressaltou que o Programa vem em um momento muito positivo, quando o Projeto TransformAção completa 15 anos. “Estamos há 15 anos trabalhando com as cooperativas, então esse momento é muito importante. Essa parceria possibilitará a ampliação da coleta do óleo e, consequentemente, resulta em renda para os nossos cooperados, que é de onde vem o sustento, além do ponto positivo de não ir para o meio ambiente, não contaminando a nossa terra”, afirmou.
O secretário do meio ambiente de Passo Fundo, Rafael Colussi, parabenizou a iniciativa. “Não é somente um projeto econômico, é um projeto social e socioeducativo porque vemos que além da coleta tem toda a educação que vem por trás disso, e é o que faz avançar e dar resultados”, pontuou. A COAMA já possui parceria para recolhimento de óleo de cozinha com empresas, condomínios residenciais e restaurantes de Passo Fundo. Para quem deseja contribuir com a cooperativa doando o óleo, pode se dirigir até um dos Ecopontos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ou entrar em contato diretamente com a COAMA por meio do telefone (54) 99131-0502. Atualmente, os ecopontos que recebem óleo de cozinha são: em frente ao Colégio IE – na Rua Paissandú; Praça Capitão Jovino, na Vila Rodrigues (Santa Terezinha); e Parque Ambiental Banhado da Vergueiro.
Sobre a COAMA
A Cooperativa Amigos do Meio Ambiente - COAMA é uma organização de recicladores da Vila Popular, de Passo Fundo, que possui licença ambiental para o recolhimento do óleo de cozinha usado. Além da coleta do óleo, a cooperativa também recebe resíduos recicláveis como papéis, metais, eletrônicos, vidros e plásticos. O recolhimento, triagem e compactação do que é recebido beneficia atualmente nove famílias. A venda do óleo, bem como os demais materiais, ajuda na manutenção da cooperativa e no sustento dos seus cooperativados. A COAMA fica localizada na Rua Capitão Aguiar, 99 e foi constituída com apoio do Projeto TransformAção que além de ceder o pavilhão para uso da cooperativa, segue com trabalho de assessoria contínua, colaborando na gestão e ampliação de parcerias, contratos e convênios da cooperativa.