O Show Rural Coopavel vai ser um dos primeiros eventos técnicos presenciais do agronegócio no mundo a apresentar a tecnologia Metaverso aos seus visitantes. A novidade vai ser mostrada no Show Rural Digital, que em um espaço de 8,7 mil metros quadrados reunirá algumas das mais inovadoras empresas digitais que mudam a forma como as pessoas vivem e como as empresas e os agropecuaristas empreendem na atualidade.
“Estamos construindo uma cabine que permitirá ao visitante ter a experiência de estar abordo de um pulverizador em plena atividade no campo”, diz o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto. “Tenho certeza que todos que participarem terão uma experiência incrível, com o melhor de uma tecnologia que trará impactos profundos na sociedade”, conforme Neto. Os interessados deverão fazer cadastro e aguardar a vez para acessar a estrutura, tudo observando regras sanitárias.
O Metaverso existe há algum tempo, mas tem sido fortemente popularizado há cerca de dois anos. A exemplo de outras, essa tecnologia será empregada nos mais diferentes setores do agronegócio, melhorando ainda mais o desempenho dessa cadeia produtiva. Neto explica que o conceito une o melhor da realidade virtual e da realidade aumentada, permitindo que as pessoas, com a utilização de óculos especiais, mesmo que virtualmente, sintam-se inseridas em um determinado ambiente e a todas as sensações ali presentes.
O uso de dispositivos especiais permite ingressar em ambientes virtuais 3D. “Ao entrar, você estará em uma espécie de realidade paralela que simula o mundo físico. Nesse espaço é possível interagir com outros usuários a partir de avatares – representação gráfica da pessoa”, explica Neto.
Atrações
O Show Rural Digital terá inúmeras outras atrações, como experiência 5G e realização de hackathon, Fórum de TI das Cooperativas, Boot Camp, demonstrações de drones e rovers, além de palestras e encontros de investidores com startups. O Show Rural Coopavel será em Cascavel, no Oeste do Paraná, de 7 a 11 de fevereiro. Todas as normas sanitárias vão ser observadas no local. O acesso ao parque e ao estacionamento é gratuito.