Moatrigo: novos hábitos de consumo e tendências são destaques

Evento será realizado de forma presencial em Curitiba no dia 05 de abril. Programação inclui também análise do cenário econômico com a guerra entre Rússia e Ucrânia

Maior produtor e parque moageiro do país, o estado do Paraná  produz quase 50% do trigo brasileiro e responde por 30% da produção nacional de farinha, somando mais  de 60 moinhos de trigo.
E para discutir sobre o atual cenário, novas tecnologias e tendências, o Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná, Sinditrigo-PR, realiza no dia 05 de abril em Curitiba o evento presencial Moatrigo – Do Trigo ao Tech, direcionado a executivos, colaboradores e fornecedores dos moinhos do estado e do país.


Segundo a vice-presidente do Sinditrigo-PR, Paloma Venturelli, o workshop vai apresentar o que há de novo no setor, abordando novos hábitos do consumidor e  tendências de mercado, incluindo mudanças importantes na legislação de produtos integrais que vão entrar em vigor brevemente, com novas rotulagens de embalagens.


A pauta do Moatrigo inclui também a  análise do cenário econômico, que se tornou  ainda mais desafiador  para a indústria moageira após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, países que somam 30% da produção mundial de trigo. “Há um temor na busca por trigo  e estamos passando  por aumentos no preço da matéria-prima no mundo e no Brasil. No Moatrigo, vamos discutir  quais os impactos e tendências de agora  até o final do ano e como nos  preparar para tudo que está por vir”, frisa Venturelli.


Saúde e bem-estar em foco


Boa parte dos temas abordados na programação do Moatrigo  convergem para a necessidade de atender as demandas  de um novo  perfil de  consumidor que prioriza saúde e bem-estar e busca alimentos mais naturais, artesanais, mais frescos, com menos ingredientes químicos.


“Esse contexto já era tendência, mas ficou ainda mais acentuado com a pandemia”, afirma Mauricio Sandri , diretor no Brasil da Eurogerm, que participa do Moatrigo representada pelo diretor de exportação Sèbastien Jollet, em palestra  com o tema “Ferramentas para Atendimento de um Mercado Transformado pela Pandemia”.


A empresa vai apresentar dois estudos de casos de  produtos – pão de forma de pão de hambúrguer -  para ilustrar concretamente na parte tecnológica como buscar atender essas transformações priorizando o chamado “clean label”, que significa  “rótulo limpo”,  com menos ingredientes e sem nomes complicados.


“Considerando que o principal uso do trigo é para a panificação,  a indústria de biotecnologia vem desenvolvendo ferramentas que permitem aprimorar tecnologicamente o pão, para deixá-lo, por exemplo, mais macio; para  conservá-lo melhor, sem que mofe -  mas sem usar conservante artificial – e também para potencializar o aspecto sensorial do pão, trazendo notas e percepção de artesanal , de tradicional, desmistificando um pouco o universo dos pães industriais”, explica Sandri.


Mercado de integrais e nova legislação


O tema “Desafios para os produtos no novo mercado de integrais”,  será apresentado no Moatrigo pela supervisora de Pesquisa e Desenvolvimento  na AIT Ingredients, Kassia Kiss Firmino Dourado.


O mercado de integrais vem crescendo no Brasil, especialmente nos últimos dois anos, devido à mudança no comportamento do consumidor. Segundo Dourado, os brasileiros estão procurando e dispostos a pagar a mais por alimentos que reflitam a cultura local, tenham rótulos mais limpos e que tragam benefícios à saúde.


Outro ponto em destaque será a  nova norma que legisla a produção de alimentos integrais, que  entra em vigor no próximo dia 22 de abril, trazendo requisitos específicos, como por exemplo, a  quantidade de ingredientes integrais  que passa a ser fixada em um mínimo de 30%, além de outras mudanças na parte de rotulagem. “A indústria moageira deve se preparar para ofertar pré-misturas que atendam esta legislação, e que fomentem a necessidade das indústrias de alimentos, agregando valor aos seus produtos”, destaca a supervisora da AIT Ingredients.


Formulações mais naturais


Clean label e fermentação natural serão discutidos  em profundidade no painel  “Tendências que impactam o seu negócio: Clean Label e Fermentação Natural”, conduzido por Ricardo Mori, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da área Bakery da Prozyn Biosolutions.


O movimento Clean Label atende aos  anseios de naturalidade e saudabilidade do consumidor. Com rótulos cada vez mais enxutos e transparentes, a indústria de alimentos vem retirando progressivamente os aditivos de suas formulações e, em substituição, ofertando produtos mais naturais e saudáveis, com ingredientes conhecidos pelos consumidores. Outra estratégia empregada é aproximar o produto industrial do produto artesanal com a Fermentação Natural, que explora atributos de sabores e aromas diferenciados, maior digestibilidade e conservação.
“Estamos atentos às necessidades do mercado, com propostas que aproximam a tradição do setor da indústria moageira com as grandes tendências globais”, afirma Mori.


Programação e inscrições


A programação completa do Moatrigo 2022 pode ser conferida no site www.moatrigo.com.br e as inscrições estão abertas. O evento acontece dia 05 de abril, no Taboo Eventos, na capital paranaense.


O Moatrigo tem realização do Sinditrigo-PR e de suas associadas e colaboradoras.


O patrocínio é da Eurogerm Ingredientes & Solutions; AIT Ingredientes Brasil; Global Food; Prozyn Biosolutions; Bühler; Sangati Berga; Moageira Irati; Gavilon; Romanus; Biotrigo Genética e Open Solo.


O evento tem apoio da Fiep; Embrapa; Abitrigo; Faep, Inpar, Abimapi; Ocepar e Apras.

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