A MAPFRE, uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro do mundo, vai patrocinar o Agrohackaton 2022, que tem por objetivo fomentar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à gestão de riscos rurais no Brasil. A maratona ocorre no Paraná a partir desta terça-feira (29), vai até o dia 10 de abril em diferentes etapas e é voltada aos estudantes universitários.
Para Vanderlei Scarpanti, diretor Territorial da MAPFRE no estado do Paraná, o incentivo a ferramentas de gestão de riscos representa um importante instrumento para reduzir os prejuízos nos negócios e proporcionar maior estabilidade de renda ao produtor rural. “Por sermos líderes absolutos em seguros para o Agronegócio no País e, principalmente, no estado do Paraná, com ampla atuação e conhecimento de mercado, sabemos que a produção rural é uma atividade fundamental, mas de elevada incerteza em decorrência das oscilações de mercado, intempéries climáticas e impactos sanitários. Achamos fundamental fomentar o desenvolvimento de novos instrumentos para a mitigação de riscos rurais”, afirma.
As etapas
A fase de treinamento do Agrohackaton ocorrerá nos dias 29 e 31 de março de forma online, com apresentações ministradas por técnicos da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de palestras de representantes de empresas especializadas do setor de seguro. Catia Rucco Rivelles, superintendente de Agronegócios da MAPFRE, será uma das principais convidadas a se apresentar no evento.
De 8 a 10 de abril, ocorrem as etapas tecnológicas presenciais em áreas rurais de Lapa e Assis Chateaubriand, com os estudantes se debruçando sobre um problema real. A intenção é que alunos de diferentes áreas compartilhem conhecimentos, propondo ações práticas e inovadoras que possam resolver as questões apresentadas.
Os vencedores do Agrohackaton 2022 serão anunciados no dia 13 de abril.