Abertura do mercado vietnamita foi anunciada durante visita oficial do presidente Lula, com a participação do ministro da Agricultura.
Durante a visita ao Vietnã nesta sexta-feira (28), o Brasil conquistou a abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, após intensas negociações com os líderes políticos do país asiático.
O acesso ao mercado vietnamita para a carne brasileira é resultado de mais de 20 anos de tentativas e negociações, sendo um marco importante para as exportações do Brasil. O Vietnã é um grande consumidor de carne bovina, com importação anual de cerca de 300 mil toneladas, e passa a ser um novo destino estratégico para o Brasil, que já ocupa a posição de principal parceiro comercial latino-americano do país.
Carlos Fávaro destacou a importância dessa abertura, ressaltando que a carne brasileira poderá ganhar mais competitividade no mercado interno vietnamita, já que os consumidores locais têm preferências por cortes diferenciados dos tradicionais no Brasil.
Além da carne bovina, uma parceria estratégica também foi firmada entre os dois países no setor do café. Os dois maiores produtores mundiais do grão se comprometeram a intensificar a pesquisa para o desenvolvimento de variedades mais resistentes aos impactos das mudanças climáticas.