INÍCIO AGRICULTURA Cotidiano

Livro traz a Revisão das Regras dos Princípios Cooperativistas

A escritora Rosalvi Monteagudo participou de duas edições do Fórum Social Mundial (2003 e 2005), onde apresentou a revisão das regras cooperativistas.

Rosalvi Monteagudo, que dedica sua vida ao estudo do Cooperativismo há pelo menos 40 anos, lançou no dia 06/04 o livro "Revisão das Regras dos Princípios Cooperativistas", na mais recente revisão da edição concluída em 2023. A autora tem reconhecimento internacional, participando de duas edições do Fórum Social Mundial (2003 e 2005), onde apresentou a revisão das regras cooperativistas. Essa pesquisa de anos, resultou em duas obras definitivas e atualizadas sobre o tema.
Para a autora,  a gestão democrática é um pilar fundamental do Cooperativismo
Para a autora, a gestão democrática é um pilar fundamental do Cooperativismo

Sobre Rosalvi Monteagudo é contista, pesquisadora, escritora, professora, bibliotecária, funcionária pública aposentada. É membro da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Economia Solidária. Está prestes a iniciar um MBA da USP/ESALC em Gestão de Negócios. Seu livro de cabeceira é Vidas Secas de Graciliano Ramos. Clarice Lispector é a sua referência como mulher e escritora. Publicou durante sua carreira de pesquisadora e escritora, outros oito livros fundamentais para a evolução do setor.
O Cooperativismo pode e deve ser o braço direito do Estado. Principalmente agora que estamos perante uma evolução da revisão das regras, propondo uma maneira diferente de entender o Cooperativismo, para que ele também se adapte a essa quarta revolução industrial e tecnológica, ou seja, ao mundo digital
Rosalvi Monteagudo, escritora



Para a autora, a gestão democrática é um pilar fundamental do Cooperativismo, e o levantamento de interesses, necessidades e reivindicações alinhados aos objetivos comuns da empresa é crucial para garantir a participação e a representatividade de todos os envolvidos. A realização de pesquisas para obter sugestões de produção é uma forma eficiente de envolver os cooperadores no processo decisório. Além disso, a colaboração com a ONU, em ações globais, pode ampliar o impacto das iniciativas, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e equitativo. Sua abordagem demonstra um compromisso valioso com a participação e o engajamento dos cooperadores em escala global.



“O Cooperativismo pode e deve ser o braço direito do Estado. Principalmente agora que estamos perante uma evolução da revisão das regras, propondo uma maneira diferente de entender o Cooperativismo, para que ele também se adapte a essa quarta revolução industrial e tecnológica, ou seja, ao mundo digital. Nesse quesito a revisão também contempla a criação de uma iempresa para garantir sua perenidade. A sua gestão, feita a partir dessas novas regras, impactará na qualidade de vida dos cooperados e no aumento de emprego e sustentabilidade em todos os processos envolvidos para sua plena operação” afirma Rosalvi.

Um dos papéis mais importantes nessa evolução é o do Comitê Educativo, pois desempenha um papel crucial na organização e no engajamento do quadro social. Pode ser, portanto, uma ferramenta eficaz para promover a conscientização, a educação e a participação ativa dos cooperadores, garantindo que todos compreendam os princípios e valores do cooperativismo e possam contribuir de forma significativa para a vida da cooperativa. O livro de Rosalvi Monteagudo é inspirador e é composto por sete princípios, pois considera diferentes aspectos da gestão democrática e do controle social para fortalecer a comunidade cooperativa.


TAGS:
COMENTÁRIOS
“Senhores, como posso conseguir um exemplar deste livro; pois me interessa muito, o tema cooperativismo. E a Dra.Rosalvi Monteagudo, é fera no assunto. Cordialmente, Augusto Affonso Maciel Pereira. ” - Autor: Augusto Affonso Maciel Pereira
“Achei incrível, muito respeito ao que eu disse, agradeço o interesse e a colaboração ao jornalista que esteve presente ao minha vernissage.” - Autor: ROSALVI MARIA TEOFILO MONTEAGUDO
“Agradeço o apoio de vcs meu livro está a venda na Amazon e na escorses. ” - Autor: ROSALVI MARIA TEOFILO MONTEAGUDO

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.

Logomarca RuralNews

© 2023 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

Logomarca do Whatsapp Logomarca do Facebook Logomarca do Instagram Logomarca do Linkedin Logomarca do Twitter Logomarca do Youtube

ATENÇÃO! Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.