Mapa participa da Anuga 2025 na Alemanha e fortalece inovação no agro
Evento em Colônia reuniu mais de 150 empresas brasileiras e reforçou a imagem do país como fornecedor confiável de alimentos

Mapa participa da Anuga 2025 e destaca inovação e cooperação no agronegócio. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou da Anuga 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo. O evento ocorreu entre 4 e 8 de outubro, em Colônia, na Alemanha, e reuniu mais de sete mil expositores de mais de cem países. Assim, a feira se confirmou como a principal vitrine global de tendências, tecnologias e negócios do setor alimentício.
A presença brasileira foi coordenada pela ApexBrasil, com apoio do Mapa. Nesta edição, o país contou com 150 expositores, número recorde de empresas nacionais com estande no evento. Além disso, a delegação brasileira realizou uma ampla visita aos espaços nacionais. Dessa forma, manteve diálogo direto com empresários e cooperativas, ouvindo demandas e fortalecendo o relacionamento com o setor exportador.
De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, o evento foi uma oportunidade estratégica para promover o agro nacional. “Essa foi mais uma chance de mostrar o Brasil ao mundo e entender os desafios e oportunidades do setor. Estou convicto de que o país ocupará um espaço ainda maior no comércio internacional de produtos agropecuários”, afirmou.
Além dos expositores, cerca de 200 empresas brasileiras participaram de missões prospectivas e projetos setoriais. Assim, o Brasil reuniu 350 companhias e cooperativas, formando a maior delegação nacional da história da Anuga.
A comitiva do Mapa foi liderada por Luís Rua e contou com o adido agrícola do Brasil na Alemanha, Eduardo Sampaio, e o diretor de Negociações Não Tarifárias da SCRI, Augusto Billi.
Visita técnica à fazenda modelo e à sede da Bayer
Durante a missão na Alemanha, a delegação visitou a Bayer ForwardFarm, fazenda modelo localizada em Rommerskirchen, no oeste do país. Durante o encontro, o grupo trocou experiências sobre gestão de propriedades, políticas agrícolas e comércio internacional. Além disso, foram discutidas percepções da sociedade alemã sobre o papel do produtor rural.
O programa Bayer ForwardFarm é uma iniciativa global que transforma propriedades em laboratórios vivos de inovação agrícola. Por meio dele, a empresa promove o uso responsável de defensivos, o manejo eficiente de recursos naturais e a integração de tecnologias digitais. Assim, busca aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais.
Na parte da tarde, a delegação visitou a sede da Bayer CropScience AG, em Monheim am Rhein. Lá, o grupo conheceu o centro de inovação e os laboratórios de desenvolvimento de defensivos agrícolas. Além disso, teve acesso a novas tecnologias voltadas à agricultura regenerativa e à mitigação de impactos ambientais.
Cooperação e expansão de mercados
A missão à Alemanha encerrou uma intensa agenda oficial do Mapa na Europa. Durante a viagem, a comitiva participou de seminários e eventos na Embaixada do Brasil na Itália e na FAO. Além disso, ocorreram reuniões na Comissão Europeia, em Bruxelas, para tratar de temas sanitários e fitossanitários. Também foram discutidos avanços nas negociações do Acordo Mercosul–União Europeia.
Com isso, a participação brasileira na Anuga 2025 reforçou o compromisso do país com a inovação, a sustentabilidade e a expansão comercial. Cada novo contrato e encontro durante o evento simboliza o esforço coletivo para fortalecer o agronegócio brasileiro e ampliar sua presença global.
