Brasil fortalece cooperação agrícola no Mercosul
Evento em Buenos Aires reuniu autoridades para discutir desafios e oportunidades do agronegócio regional

Brasil fortalece cooperação agrícola no Mercosul durante Outlook e reunião do CAS. Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária / Divulgação

No dia 1º de outubro, autoridades do Mercosul se reuniram em Buenos Aires na sede da Bolsa de Cereais para o segundo Outlook Mercosul. O encontro reuniu representantes de governos, organismos regionais e especialistas. Eles discutiram projeções, políticas públicas e desafios comuns ao agronegócio de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
O Brasil enviou uma delegação formada pelo secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares; pela adida agrícola Andrea Parrilla; pela assessora do Mapa, Vanessa Pereira; pelo conselheiro da Embaixada, Fernando Zelner; e por especialistas da Embrapa.
Durante o painel “Diálogo com os Governos”, Cleber Soares destacou políticas brasileiras que incentivam a produção sustentável e a inovação no campo. Ele enfatizou o programa nacional de bioinsumos e a importância da produção de biocombustíveis para a transição energética. Além disso, o painel contou com a ministra da Agricultura do Chile, María Ignacia Fernández; o ministro da Agricultura do Uruguai, Luis Alfredo Fratti; e o secretário de Agricultura da Argentina, Sergio Iraeta.
Avanços na cooperação bilateral e regional
Durante a missão, o Brasil realizou reuniões bilaterais com Chile e Uruguai. Com o Chile, os países criaram um grupo de trabalho para acelerar o reconhecimento mútuo de regionalização e zonificação para Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e Doença de Newcastle (DNC). Além disso, iniciaram a implementação da certificação sanitária internacional eletrônica para produtos de origem animal. Também discutiram o reconhecimento dos estados brasileiros como livres de febre aftosa sem vacinação.
Com o Uruguai, Cleber Soares e o ministro Luis Alfredo Fratti avançaram na criação de um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação técnica em bioinsumos. Dessa forma, o acordo ampliará ações conjuntas em inovação e sustentabilidade.
A delegação brasileira também participou da reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). O fórum reúne ministros da Agricultura dos países do Mercosul e associados. Durante o encontro, discutiram-se temas como a COP 30, a Junta Interamericana de Agricultura e o regulamento europeu sobre desmatamento (EUDR). Ainda, os membros apresentaram informes técnicos do Comitê de Sanidade Vegetal (Cosave) e da Comissão de Veterinária Permanente (CVP), detalhando o progresso dos grupos de trabalho de moscas-das-frutas e influenza aviária.
Por fim, os países membros concordaram em reconhecer regionalmente a influenza aviária e apoiar a candidatura do ministro uruguaio Fernando Mattos à direção do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Portanto, com essas ações, o Brasil reforça seu compromisso com a integração regional, a cooperação técnica e o fortalecimento das cadeias agropecuárias no Mercosul.
