HOME | Notícias | Arroz

Tarifa dos EUA sobre arroz brasileiro ameaça exportações

Tarifa sobre arroz brasileiro impõe riscos à cadeia produtiva e exige negociação para manter exportações

Foto do autor Redação RuralNews
11/07/2025 |

A tarifa dos EUA sobre arroz brasileiro preocupa a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). O governo americano impôs uma taxa de 50% sobre o arroz beneficiado exportado pelo Brasil. Essa medida ameaça a sustentabilidade da cadeia produtiva nacional.

Os Estados Unidos são um dos principais mercados para o arroz brasileiro. Em 2024, absorveram 13% do valor exportado de arroz branco, que é o produto de maior qualidade e valor agregado. Apesar disso, o Brasil enfrenta uma relação comercial desigual. Enquanto os EUA substituem facilmente o arroz brasileiro, o Brasil depende muito desse mercado para escoar sua produção.

Com a nova tarifa, o arroz brasileiro perde competitividade nos EUA. A indústria pode ter perdas de até US$ 25 milhões por ano. Diante disso, a Abiarroz pede que o governo brasileiro busque negociações urgentes. É essencial proteger a presença do arroz nacional em mercados estratégicos.

A entidade reforça a importância do livre comércio, da competitividade e da sustentabilidade da cadeia orizícola do Brasil.

TAGS:
#Tarifa
# EUA # Arroz # Exportações # Abiarroz # Associação Brasileira da Indústria do Arroz
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

Design por Lápis Digital


ATENÇÃO! Esse site usa cookies - Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.