HOME | Notícias | Suinocultura

Nova plataforma fortalece biosseguridade em granjas de suínos no Paraná

Adapar lança ferramenta para melhorar o controle sanitário e a gestão em granjas comerciais de suínos no estado.

Foto do autor Redação RuralNews
26/05/2025 |
1807

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está prestes a lançar uma nova plataforma digital para aprimorar a biosseguridade em granjas comerciais de suínos. Desenvolvida em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Aves e Suínos (CNPSA), a ferramenta tem como objetivo otimizar o monitoramento sanitário e fornecer feedback técnico personalizado das ações realizadas junto ao setor produtivo.

Conforme a Divisão de Sanidade de Suínos da Adapar, a plataforma cria um modelo de gestão que avalia e ranqueia os principais itens de biosseguridade nas granjas industriais. O sistema oferece uma visão detalhada das medidas aplicadas pela Adapar, usando um modelo multicritério para apoiar decisões e avaliar os padrões sanitários.

Galeria de fotos

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, ressaltou a importância da biosseguridade em granjas suínas, equiparando-a à dos sistemas avícolas. Ele lembrou o recente caso de Influenza Aviária no Rio Grande do Sul, reforçando a necessidade do cumprimento rigoroso das normas em toda a cadeia produtiva animal, incluindo a suinocultura.

“Este episódio demonstra a robustez e qualidade do sistema de produção paranaense. É fundamental que todos os produtores de suínos estejam atentos e apliquem rigorosamente as medidas de biosseguridade”, destacou Martins.

Funcionamento da plataforma

Rafael Gonçalves Dias, chefe do Departamento de Saúde Animal (Desa), explicou que a nova ferramenta dará suporte direto aos fiscais da Adapar no campo, auxiliando na fiscalização e aplicação das normas sanitárias nas granjas.

João Humberto Teotônio de Castro, chefe da Divisão de Sanidade dos Suínos, acrescentou que a plataforma oferece um controle integrado dos itens obrigatórios nas normas sanitárias vigentes, com feedback individualizado para cada granja, indicando ajustes ou implementações necessárias, além de apresentar uma visão detalhada das necessidades específicas de cada unidade.

A inovação está alinhada à Portaria 265/2018, que estabelece os requisitos mínimos de biosseguridade para mitigar riscos e fortalecer a proteção sanitária das granjas no Paraná.

O tema foi discutido em evento realizado em Medianeira, Oeste do Paraná, que reuniu representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), do setor privado e pesquisadores da Embrapa.

Pela manhã, o encontro aconteceu no Sindicato Rural de Medianeira, com a participação de fiscais da Adapar, pesquisadores da Embrapa e representantes da Frimesa. À tarde, o evento seguiu na sede da Frimesa, onde a Embrapa apresentou um programa de biosseguridade específico para a cooperativa.

TAGS: #Nova plataforma # Biosseguridade
# Granjas # Suínos # Paraná # Adapar
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

2025-09-24 - 2025-09-24