Preço do açúcar cristal no spot paulista sobe 2,75% e atinge maior valor em um mês, apoiado pela menor oferta no mercado disponível
Os preços do açúcar cristal negociado no mercado spot de São Paulo registraram forte recuperação nos últimos dias, de acordo com levantamento do Cepea. Na sexta-feira (19), o Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, fechou em R$ 120,45 por saca de 50 kg. O valor representa o maior patamar em quase um mês e uma alta de 2,75% em relação ao registrado na sexta-feira anterior.
Segundo o Cepea, a entrega de açúcar para atender aos contratos internos e de exportação reduziu a disponibilidade do produto no mercado spot. Esse cenário deu suporte ao aumento dos preços do cristal na pronta-entrega.
Pesquisadores destacam que a valorização acontece mesmo diante do avanço significativo da produção de açúcar em São Paulo. O longo período de estiagem favoreceu a colheita contínua de cana. Dados da Unica mostram que, na segunda quinzena de agosto de 2025, as usinas paulistas produziram 2,521 milhões de toneladas do adoçante, volume 21,32% superior ao do mesmo período de 2024.