As temperaturas altas dos últimos dias de abril vão dar lugar a baixas temperaturas neste início de maio. Segundo o agrometeorologista Celso Oilveira, do Climatempo, a quebra de um bloqueio atmosférico que está na altura do Uruguai fará com que as chuvas retomem a São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso partir de 2 e 3 de maio. Há também previsão de chuvas espalhadas no Brasil central, atingindo Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Na Bahia, somente o Vale do São Francisco tem previsão de pouca chuva.
O frio irá chegar no Sul a partir do 4 e seguirá até o dia 10. "A previsão é de frio extenso, no aspecto de vários dias seguidos de temperaturas baixas, até mesmo no Norte do país e também no Centro Oeste.
GEADAS
Com relação ao frio extremo a simulação retrocedeu e diminiu a chance de geadas no Estado do Paraná. Segundo Celso, "a temperatura ainda bate entre 3 a 6 graus, mas a área vai ser bem menor, concentrada nas regiões mais elvadas, como Palmas e General Carneiro". O agrometeorologista afirma que são reduzidas as chances de geadas na região de hortifruti, feijao e milho. "Mas o fato é que o frio está confirmado. Agora temos que ficar de olho na intensidade e nas áreas atingidas", afirma, complementando que vai continuar o monitoramento dessas oscilações, que embora não sejam desejáveis, são normais para o período".
Com a quebra do padrão de bloqueio atmosférico, com nuvens carregadas na altura no Uruguai e extremo Sul do Rio Grande do Sul haverá precipitação no extremo Sul, alcançando uma parte de Santa Catarina já a partir deste início de semana.
No início de maio as chuvas também intensificam sobre o Nordeste, entre Paraíba e Maranhão, além da porção Norte do país.