INÍCIO AGRICULTURA Tempo

Temperatura global deve continuar mudando nas próximas décadas

Panorama geral do último Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) traz informações sobre cenários climáticos futuros
Imagem do autor

Publicado em 21/09/2022

A temperatura da superfície global deve aumentar ainda mais nas próximas décadas, assim como a variação de chuva e de disponibilidade de umidade no solo, conforme aponta a 6° edição do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). De acordo com o estudo, a temperatura global pode aumentar, em média, de 1°C a 4°C, provocando consequências significativas para a sociedade.



Criado a partir de reuniões periódicas de cientistas de diversas áreas, o IPCC faz a análise de dados reais e projeções futuras para o clima no mundo, considerando cenários mais otimistas, com baixa intensidade e impactos menores, e, também, os pessimistas, que apresentam níveis de gravidade maiores.
“A importância do relatório é analisar as mudanças no clima mundial e os impactos nos setores da meteorologia, meio ambiente, economia, agricultura, gestão pública, entre outros”, afirma o mestre e doutor em Climatologia e meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar de Araújo Salvador.

Por Manuela Rolim Siqueira - publicado 15/09/2022 no site do INMET

Mapa da mudança anual média de temperatura (°C) em comparação a 1850-1900 (pré-industrial). Mudança simulada a 4°C de aquecimento global.

Mapa da mudança anual média nas chuvas (%) em comparação a 1850-1900 (pré-industrial). Mudança simulada a 4 °C de aquecimento global

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.