Novas áreas de instabilidades que atuaram entre a Argentina e o Paraguai e avançaram em direção ao Sul do Brasil neste domingo (11). Nesta segunda-feira (12), estas instabilidades continuam provocando nuvens carregadas no centro-leste e norte de Santa Catarina e no estado do Paraná.
O céu fica nublado nestas regiões e a chuva acontece em vários momentos com forte intensidade. Na terça-feira (13), a circulação de ventos da origem a uma nova frente fria que reforça a chuva nos dois estados.enbsp;
De forma geral, a semana será bem instável, com chuva frequente e volumosa e temperaturas baixas em Santa Catarina e no Paraná. Em média os acumulados ficam em torno de 50 a 80mm em grande parte do norte e litoral de Santa Catarina e no centro-sul e leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba. Até a quarta-feira (14), algumas regiões podem ultrapassar este valor, com acumulados pontuais de 90 a 100mm.enbsp;
O excesso da chuva aumenta o risco de transtornos esta semana. Há alerta para problemas como alagamentos, transbordamentos de córregos e rios, principalmente nas áreas litorâneas do Paraná e de Santa Catarina. Estas instabilidades também avançam para outras áreas do centro-sul do Brasil e há previsão indica o aumento da chuva, com acumulados altos, no sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo nos próximos dias. Fique de olho nas atualizações!
Tendência
A chuva começa perder intensidade a partir de quinta-feira (15) e as pancadas se tornam mais isoladas. Mesmo assim, ainda será um dia frio, com muita nebulosidade no centro-sul e leste do Paraná e no estado catarinense. Na região de Florianópolis o sol volta aparecer mais, mas ainda com variação de nebulosidade.