Feriados limitam negócios, mas preços do trigo seguem em alta no Brasil
Liquidez menor e oferta restrita mantêm firmeza das cotações no mercado nacional durante a entressafra

Mesmo com liquidez reduzida pelos feriados, preços do trigo seguem firmes com oferta restrita durante a entressafra. Foto: Canva

Os feriados recentes reduziram o ritmo das negociações com trigo e derivados no mercado interno, de acordo com dados do Cepea. Enquanto compradores indicam estar com os estoques abastecidos, vendedores seguem realizando vendas pontuais com produtos da safra de verão, sem urgência em liberar seus lotes.
Segundo pesquisadores do Cepea, os agentes que ainda detêm volumes estocados esperam novas valorizações nas próximas semanas ou meses. A limitação na oferta, típica do período de entressafra, tem sido o principal fator de sustentação dos preços no mercado nacional.
Na parcial de abril (até o dia 17), o valor médio do trigo no mercado disponível apresentou alta em todas as praças acompanhadas pelo Cepea: no Paraná, os preços estão 2,5% acima dos de março; no Rio Grande do Sul, o avanço foi de 4,9%; em São Paulo, 2,8%; e, em Santa Catarina, a elevação chegou a 3,3%.
