Clima irregular freia plantio da soja no Brasil
Chuvas irregulares no Sul, Centro-Oeste e Matopiba atrasam a semeadura da soja e elevam a preocupação com o potencial produtivo da safra 2025/26
Chuvas irregulares atrasam o plantio e elevam dúvidas sobre a safra de soja. Foto: Canva
O plantio da soja na safra 2025/26 continua mais lento que o observado no ciclo passado. Segundo pesquisadores do Cepea, o principal fator é a distribuição irregular das chuvas em boa parte do país nos últimos três meses. No Sul, o excesso de umidade ainda dificulta o acesso às lavouras. Já no Centro-Oeste e no Matopiba, a falta de regularidade das precipitações reduziu a umidade do solo e atrasou os trabalhos.
Nos últimos dias, houve avanço das chuvas no Centro-Oeste e no Matopiba e, ao mesmo tempo, redução dos volumes no Sul, especialmente no Paraná. Mesmo assim, colaboradores do Cepea afirmam que o cenário segue incerto. As dúvidas recaem sobre o potencial produtivo da safra, já que os atrasos podem comprometer o desenvolvimento das plantas.
De acordo com aConab, 78% da área nacional estava semeada até 22 de novembro. O índice segue abaixo dos 83,3% registrados no mesmo período do ciclo anterior, reforçando o impacto do clima irregular no ritmo da semeadura.
