HOME | Notícias | Tempo

La Niña prossegue até o Inverno e afeta a chuva no Sul

Acompanhe a análise e a tendência de chuva atá julho de 2022

La Niña prossegue até o Inverno e afeta a chuva no Sul

386
Foto do autor Climatempo
11/03/2022 |

Fase fria no Pacífico vai longe em 2022. Isto diminui a chance de chuva regular sobre o centro e sul do Brasil entre o fim do outono e meados da primavera, mas não muda a previsão de curto prazo. 

Teremos que ficar de olho nos EUA. Em 2012, mesmo com pequeno aquecimento do Pacífico, a safra quebrou. Com manutenção da fase fria e com 20% das áreas do meio oeste com seca moderada, será importante ficarmos de olho do próximo verão.

Publicidade
Banner publicitário

La Niña, até quando? Em atualização em 10 de março de 2022, a Administração Americana de Oceano e Atmosfera (NOAA) indicou que o oceano Pacífico equatorial continua mais frio que o normal e que a atmosfera responde como La Niña. A novidade está no Pacífico profundo.

Uma área de água quente, que poderia decretar o término do fenômeno, desfez nas últimas semanas e, agora, a perspectiva é de que o oceano superficial permaneça frio por mais tempo. Aumentou-se para 53% a chance de manutenção do fenômeno La Niña para o inverno brasileiro.

Desde o trimestre abril-maio-junho de 2020, o oceano Pacífico equatorial está mais frio que o normal com formação de dois fenômenos La Niña nestes quase três anos. Com o longo período frio, Climatologistas ironicamente afirmam que o La Niña "cresceu" e já pode ser chamado de "La Chica" como uma menina que se transforma em uma adolescente. Mas brincadeiras a parte, o efeito da persistência do Pacifico frio será visto entre o fim do outono e decorrer do inverno de 2022.

Tendência do clima   De acordo com a simulação canadense CanSIPS (imagem abaixo), a área com anomalia positiva de chuva prevista para o centro e sul do Brasil na atualização do início de janeiro diminuiu consideravelmente na atualização de março. Para o período entre maio e julho de 2022, a primeira atualização indicava chuva acima da média para boa parte da Região Sul e algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste com destaque para Minas Gerais e sul de Mato Grosso.Agora, há previsão de chuva acima da média apenas no centro e oeste do Rio Grande do Sul. Todas as demais áreas e Estados estão com precipitação dentro da média, o que não significa muito, já que o trimestre é normalmente seco.

A atual estiagem observada na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais e a chuva forte sobre a Região Sul nada tem a ver com as mudanças recentes de previsão. Trata-se de um bloqueio atmosférico, fenômeno que vem se tornando comum nos últimos verões, mas que 2022 aconteceu de forma mais tardia, mais para o fim da estação.

Previsões mais estendidas indicam aumento da precipitação sobre os três Estados do Sudeste e Nordeste e diminuição da chuva sobre o Sul mais para o fim do mês de março.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #La Niña # Inverno
# Chuva # Sul
Publicidade
Banner publicitário

Leia também

Publicidade
Banner publicitário
Publicidade
Banner publicitário