A Região Sudeste do Brasil terá vários dias com sol forte, calor e tempo firme. No entanto, com a chegada de uma nova frente fria, mudanças no tempo já são previstas para os últimos dias de julho em parte da Região. A frente fria ainda não vai influenciar todas as áreas, mas já volta a chover em parte de São Paulo, Rio De Janeiro e sul de Minas Gerais na sexta-feira. Além disso, as temperaturas caem e a sensação será de frio em algumas cidades.
Tendência para a semana
O litoral norte do Espírito Santo deve receber um pouco de chuva nos próximos dias, mas a chuva é isolada e os volumes acumulados são baixos. As demais áreas do Sudeste até podem ter algumas nuvens entre segunda e quinta-feira, mas não há previsão para tempo fechado. O tempo segue firme e a umidade relativa do ar continua muito baixa durante as tardes. Parte do interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro ainda podem registrar índices de umidade abaixo dos 20%. Com a falta de chuva e vento, a poluição continua na atmosfera, por isso a qualidade do ar segue prejudicada em muitas regiões no decorrer da semana.
Na quarta-feira há chance de nevoeiro em alguns pontos do sul de São Paulo e de Minas, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Zona da Mata Mineira, mas logo o sol reaparece e predomina. Na quinta já começa a ventar, com a aproximação de uma frente fria, mas não chove ainda.enbsp;
Já na sexta, com o avanço da frente fria, o tempo vira em muitas áreas paulistas. O predomínio volta a ser de céu nublado e chove por várias regiões de São Paulo. Não se descarta o risco de algumas pancadas fortes de chuva, inclusive na Grande SP, mas os maiores acumulados são previstos sobre o Vale do Ribeira e o litoral paulista. Também há previsão para chuva a partir da tarde no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
O grande destaque para o fim de semana é a queda de temperatura. Depois de tantos dias quentes e com máximas acima do normal para o inverno, finalmente a sensação volta a ser de frio em algumas áreas do Sudeste. A Climatempo vai atualizar ao longo da semana quais regiões terão a queda mais expressiva de temperatura. A capital paulista terá um fim de semana bem diferente em relação ao anterior.