Entre 11 e 12 de maio, podem ocorrer algumas pancadas de chuva no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, mas não resolve o problema de déficit hídrico.
A partir de sexta-feira (13/05), um sistema de baixa pressão se forma entre a Argentina e o Paraguai e que aumenta o risco de queda de granizo em áreas produtoras do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Produtores devem estar atentos a cana de açúcar e milho que podem ser afetados.
Ar polar: Geada e frio
De acordo com o agrometeorologista Celso Oliveira, da Climatempo, há previsão de geada na próxima sexta-feira (13) nos Campos de Cima da Serra Geral (RS e SC) com poucos danos à agricultura. Já o frio previsto a partir da terça-feira (17/05) da semana que vem promete causar estragos. A área com frio intenso, abaixo dos 3°C, aumentou e alcança o sul de Minas Gerais e Mogiana (café), sul de São Paulo (milho e feijão) e boa parte do Paraná (milho, feijão, café e cana de açúcar).
"Além da chuva, há previsão de frio. Apesar de um centro de alta pressão fraco com pouco mais de 1020 milibares, a corrente de jato em uma direção favorável ao declínio da temperatura e a presença de um ciclone extratropical em alto mar empurram a onda de frio sobre o centro e sul do Brasil", analisa Oliveira.
De acordo com simulação americana GFS-NOAA mais recente, estimam-se temperaturas mínimas de 4°C em Três Pontas-MG, 5°C em Campos Gerais-MG, 6°C em Machado-MG e 7°C em Patrocínio-MG na sexta-feira (20/05) da semana que vem.
No Estado de São Paulo, estimam-se 5°C em Pedregulho-SP e Franca-SP, 4°C em Garça-SP e 6°C em Caconde-SP na quinta-feira (19/05) da semana que vem.
No Paraná, a temperatura alcança 6°C em Carlópolis-PR, 3°C em Pinhalão-PR e 1°C em Ibaiti-PR na quarta-feira (18/05).
"De uma forma geral, apesar do frio, a chance de geadas em áreas de café é baixa. Há, sim, previsão de geadas em relva, mas o fenômeno não deverá alcançar os pés de café, especialmente as árvores mais altas", diz o agrometeorologista.
Milho
A partir do sábado (14/05), um sistema de baixa pressão atmosférica trará chuva de pelo menos 20mm ao Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, boa parte de São Paulo e sul e leste de Minas Gerais. Posteriormente, a temperatura despenca com potencial para geadas em algumas áreas produtoras.
De acordo com a simulação GFS-NOAA mais recente, estimam-se temperaturas mínimas de 4°C em Toledo-PR, São Miguel do Iguaçu-PR e Itapeva-SP, 5°C em Assis Chateaubriand-PR, 3°C em Ubiratã-PR, 1°C em Cascavel-PR, 2°C em Francisco Beltrão-PR e Pato Branco-PR e -2°C em Guarapuava-PR na quarta-feira (18/05).
"São menos áreas produtoras sob risco de perdas por geadas. De qualquer forma, as simulações serão monitoradas diariamente até meados da semana que vem", analisa Celso Oliveira.
Fique ligado as atualizações deste boletim ao longo da semana em nossos canais Climatempo e Agroclima.
Como monitorar o Clima na sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.