A semana será marcada pela incursão de uma intensa massa de ar frio de origem polar sobre o Brasil. O ar polar deverá avançar de maneira continental pela a Argentina a partir do final da terça-feira (18) e na quarta-feira (19) deverá atingir o Uruguai e parte do Sul do Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul. Entre a quinta-feira (20) e o sábado (22) a massa de ar frio deverá atingir as demais áreas do Sul, parte do Centro-Oeste, do Sudeste e o sul da Região Amazônica, causando uma significativa queda de temperatura, superior a 10°C, em algumas localidades e caracterizando um evento de friagem entre o Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Entre a quinta-feira (20) e o sábado (22) a previsão é de dias bastantes frios em parte do centro-sul do país. A previsão é que sejam registradas temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a 0°C em algumas localidades, no Sul, áreas de MS e oeste de SP, principalmente na sexta-feira (21) e no sábado (22), com condições favoráveis para ocorrência de geadas amplas nestes dias.
Concomitante a incursão da intensa massa de ar polar, uma baixa fria na troposfera média (entre 5 e 6 mil metros de altitude) também deverá atuar sobre o centro-sul do continente. A presença deste deverá proporcionar a presença de ar bastante frio em altitude e gerar condições favoráveis para ocorrência de precipitação em áreas do Sul do Brasil. Dessa forma, entre a quinta-feira (20) e o sábado (22) haverá condições favoráveis para a ocorrência de neve em áreas da Região Sul brasileira, principalmente, nas regiões de altitude mais elevada. Salienta-se, no entanto, que há muitas incertezas quanto a intensidade e a distribuição espacial da neve. A figura mostra a tendência de ocorrência de neve em áreas do Sul do Brasil entre a quinta (20) e o sábado (22). As áreas em sombreado roxo seriam as áreas com maior possibilidade e as áreas com sombreado laranja as regiões onde a possibilidade é menor, mas não é descartada a ocorrência.