O dia já começa com muita nebulosidade no estado gaúcho e a chuva começa no decorrer da manhã nas áreas de fronteira com o Uruguai, em Santa Maria e Uruguaiana. O risco de temporais aumenta em todo o estado e a chuva forte pode vir acompanhada por raios e rajadas de vento.
Atenção! Não se descarta o risco de alagamentos pontuais no leste e sul gaúcho, além do risco de destelhamentos e quedas de galhos e/ou árvores.
Antes da chuva, o sol ainda aparece na região de Porto Alegre, Erechim, Passo Fundo e Vacaria. A chuva nestas regiões acontece no meio da tarde e começo da noite, e há risco de temporais. Conforme a frente fria avança, a nebulosidade também aumenta no oeste e sul de Santa Catarina, incluindo o interior do Paraná. A região de Chapecó (SC), Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR), deverá receber chuva já à tarde.
As temperaturas ainda continuam altas na quinta-feira (28), e a tendência é que vá diminuindo no decorrer do dia. Vários municípios do Rio Grande do Sul podem registrar temperaturas invertidas.
Na sexta-feira (29), as instabilidades começam a perder força, mas a entrada do ar polar diminui as temperaturas, principalmente ao amanhecer, no estado gaúcho. Com exceção das áreas de serra, todas as demais regiões do Rio Grande do Sul deverão registrar tempo firme, mas com muita variação de nuvens no litoral. As pancadas de chuva se concentram entre Santa Catarina e o Paraná e as temperaturas também ficam mais baixas.enbsp;
Julho termina frio e com geada
No fim de semana, a queda de temperatura na Região Sul volta a provocar geada em várias áreas do leste e sul do Paraná, incluindo o interior, áreas de serra e planalto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.enbsp;
O pico do frio é esperado para o sábado (30), cuja madrugada deverá ser bem fria e com previsão de geada. Apenas o litoral do sul do Rio Grande do Sul não deve registrar geada, assim como Porto Alegre, mas nas demais áreas indicadas acima e na região de Curitiba, há condição para o fenômeno.
Tendência
O ar polar volta ganhar força a partir do fim de semana em toda a Região, impedindo a formação de nuvens carregadas. A próxima semana começa com tempo firme, mas com temperaturas mais baixas em todo o Sul do Brasil.enbsp;